FUTEBOL DE BOTÃO (MESA) RECORDAÇÕES E RETOMADA.

Imagens do google
Pratiquei futebol de mesa (jogo de botão) mais ou menos até os meus quatorze anos de idade, era de forma amadora, como muitos, realizava meus campeonatos sozinho, o principal chamava-se Copa de Ouro, em homenagem aos botões que mais gostava da Gulliver e vinham com esse nome na coleção que comprava na época nos armarinhos aqui da cidade, no entanto, haviam outros campeonatos como os regionais paulista, carioca, uma Copa Sul-Minas e um Nordestão, havia ainda uma Copa do Brasil, o campeonato principal possuía primeira e segunda divisões, tudo anotado em cadernos, com classificação final e dados sobre pontos; vitórias, empates e derrotas; gols pró, contra e saldo de gols. Com muito custo, juntando moedinhas que por vezes demoravam três a quatro meses pra conseguir comprar uma equipe, consegui ter uma coleção com mais ou menos umas setenta equipes, que com o tempo foram ficando abandonadas em uma bolsa de viagem que guardava, casei e deixei na casa da minha mãe.
Com o tempo (e não sei explicar o motivo) deu saudade, fui ver se ainda existiam os meus heróis 22 anos depois da última vez que tínhamos estado juntos, e a triste surpresa (mais que já esperava) é que já não estavam mais lá, o que me alivia é que esses setecentos atletas devem ter seguido sua trajetória juntos, mais foi triste, decidi então que deveria procurar algumas equipes para pelo menos quando quisesse lembrar ter algum time por perto, vai que o meu primo André me visita e quer recordar a nossa rivalidade (só no botão) já pensou se não tenho nenhum time!
Imagens do google
Pra minha surpresa encontrei uma realidade cruel, é difícil encontrar botões iguais aos que possuía, eram os Gulliver Copa de Ouro, os melhores que tínhamos acesso aqui no interior do Ceará,  nunca tinha nem ouvido falar em Brianezzi ou qualquer outra marca, um time profissional então nem se fala! Mas depois de muita pesquisa acabei encontrando uma loja que vendia Gulliver Bolão com 12 seleções, infelizmente os botões são mais baixos, e não achei que tivessem a mesma qualidade dos antigos, realizei outra compra e estou esperando chegar uns da marca dodô, me parecem ser melhores (pelo menos mais alto) mais só posso dar um aval quando chegarem.
Todas essas novas aquisições serão transformadas em clubes brasileiros, e algo interessante, em contramão da dificuldade de achar botões é o fato dos escudinhos jorrarem na internet pra todo gosto, tem uma galera muito criativa, se pudesse agradeceria pessoalmente a todos, antigamente tinha times que pra montar usávamos um escudo de alguma revista, tirávamos uma xérox (preto e branco) aí tínhamos dois escudos, esses dois viravam quatro, depois oito e assim por diante, e a xérox era cara, hoje além da facilidade de encontrá-los prontos, podemos nós mesmos criá-los com o corel ou o inkscape.
Sei que muitos irão sentir que "escreveram" este pequeno post pela semelhança com suas histórias, e jogo de botão é isso, ter nosso pequeno mundo imaginário, ser feliz como criança, mais levar a sério como se cada lance fosse o último!

Aislan Lima



PS: Galera criei um escudinho do Timão, tive que fazer meio rápido pelo pouco tempo disponível, mais espero que sirva pra alguém, segue abaixo:



Comentários

  1. Legal, Aislan! Realmente é bom demais voltar a jogar após tantos anos! Também retomei este ano após cerca de 20 anos sem jogar e compartilho da mesma idéia, os botões fabricados hoje pela Gulliver são bem inferiores aos antigos, mas ainda tem uma jogabilidade decente. Por sorte minha mãe sempre deixou guardados os meus 86 times antigos, a maioria Gulliver das décadas de 80 e 90. Abraço! Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tive a mesma sorte, os meus foram jogados fora, mas o culpado disso ter acontecido sou eu que os abandonei por tanto tempo, por mais que adquira outros nunca serão os mesmos, fico muito feliz em saber que você teve mais sorte, cuida bem desses caras aí, um abraço amigo Eduardo!

      Excluir
    2. Que pena hein. É verdade, não só pelo fato de terem feito parte da nossa infância, mas também porque os botões eram melhores do que os fabricados hoje.Além de usar os escudinhos da Placar, também tive vários times feitos tirando xerox (os alvinegros) ou desenhados à mão, no caso de outras cores. Mas comprei 200 e poucos times novos e já estou me adaptando aos novos Gulliver também, são mais leves mas ainda tem um bom chute a gol. Os Dodô também são bons, recomendo. Abraço! Eduardo

      Excluir
  2. Olá Aislan...
    Achei teu blog por acaso e achei legal o ultimo texto. Cheguei à ter quase 100 times e aos 40 anos voltei à jogar e colecionar dos antigos botoes sobraram poucos times e estes herois da resistencia ao tempo compoe minha nova colecao de 130 times atualmente....pretendo começar a montar selecoes para ir fazendo minhas eliminatorias da copa.
    Participo de um grupo no wattsapp de colecionadores de times galera bem legal e de todos os cantos do país. Entre em contato para vc fazer parte dessa galera....muito papo sobre futebol de botao e futebol da grama....kkkk
    Sou de Curitiba nao sei se vc é tb mas se for....olha a dica...bazar avenida vende o Gulliver com 12 e o cristal com 6...respectivamente 60 e 45 acho
    Aguardo seu contato.
    Att.
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me adicona no grupo de jogo de botão. Meu whats é (47)99715-9511, Ramos. Eu cheguei a ter 65 times até o ano de 2006. Perdi tudo por conta de mudança de estado .Nunca mais joguei , a não no fim de 2017 em que arrisquei a criar umas panelinhas próprias e goleiros de caixinhas de fósforo .Kkkkkk .

      Excluir
  3. Parabéns pelas artes e por disponibilizá-las....

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas artes e espero ver mais vezes suas publicações. Sou um amante do futebol de mesa e também coleciono alguns times. Tenho alguns da revista placar. Gostaria que publicasse mais neste estilo placar alguns times extintos ou licenciados pelo mundo. Valeu Abraço

    ResponderExcluir
  5. Boa noite amigo
    Que coisa maravilhosa é ver suas publicações . Me faz lembrar dos tempos de criança quando jogava botão e montava meus times com os escudinhos da placar, que pena que não tenho muitos times daquela época. Hoje tenho Dodô e alguns gulliver cristal , xalingo e lugo. Abraço e fico no aguardo de mais publicações.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde
    Gostaria de quando você puder fazer mais artes,você fizesse de um campeonato extinto da Europa chamado copa intertorto. Ficarei agradecido. Valeu

    ResponderExcluir
  7. Quando teremos novas postagens. Tá demorando... Que tal uma série C do brasileirão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário