International Soccer League de 1960 - escudinhos

 International Soccer League de 1960 - escudinhos 1

BAIXE AQUI EM PDF

 

 International Soccer League de 1960 - escudinhos 2

BAIXE AQUI EM PDF

 

  International Soccer League de 1960 - escudinhos 3

BAIXE AQUI EM PDF 

 

  International Soccer League de 1960

A International Soccer League foi uma competição de futebol realizada na cidade americana de Nova Iorque. A Liga foi fundada em 1960 por William "Bill" Cox, um milionário norte-americano fã de esportes. A ideia de Cox era ambiciosa, convidar todos os campeões nacionais das seleções que participaram da Copa do Mundo FIFA de 1958 de Seleções, e mais Itália e Uruguai que não conseguiram se classificar para a Copa, mas que juntamente com Alemanha Oriental e Brasil eram as únicas campeões mundiais da FIFA na época. Mas Cox esbarraria nos calendários dos campeonatos nacionais mundiais que não batiam as datas, e no convite ainda se exigia que os clubes mandassem seus times titulares. Com isso, das 16 nações que participaram da Copa do Mundo da FIFA de 1958, 11 nações estavam na International Soccer League de 1960.

Depois de algumas recusas de convite por força de calendário, participaram 12 times de 12 países diferentes, com a escolha baseada na suas respectivas classificações nas temporadas 1958/59 e 1959/60.
Por causa do contrato do Torneio Rio-São Paulo, Fluminense (Campeão Carioca de 1959) e Palmeiras (Campeão Paulista de 1959), assim como Botafogo (Vice-campeão Carioca de 1959) e Santos (Vice-campeão Paulista de 1959), não puderam aceitar o convite da International Soccer League, como em 1959 o Campeonato Carioca teve dois vice -campeões oficiais, Bangu e Botafogo, o Bangu era o único que não disputaria o Torneio Rio-São Paulo de 1960. Por isso o Bangu foi o escolhido, e aceitou seu convite para o torneio em 09 de março de 1960, além disso o Torneio de Cox exigia times titulares, e o Bangu aceitou jogar o Campeonato Carioca com um time totalmente reserva.

O Bangu era um belíssimo time, que contava com o zagueiro bicampeão mundial com a Seleção Brasileira Zózimo e os até então jovens Ademir da Guia e o goleiro Ubirajara. No banco de reservas, um grande treinador, o estrategista Tim, que comandava aquela forte equipe.

As equipes escolhidas foram campeãs ou vices de suas ligas entre 1958 e 1960. O time carioca ficou no Grupo B da competição, ao lado de Estrela Vermelha, Sampdoria, Sporting, IFK Norrköping e Rapid Viena. No Grupo A, Burnley, Nice, Glevanon, Kilmarnock, Bayern de Munique e o New York Americans.
 
O time do Bangu de 1960 que conquistou o título nos Estados Unidos  
 
 
 

International Soccer League 1960 - Final: Bangu 2 x 0 Kilmanorck

Comentários